Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2017

Echinocactus Grusonii albispinus

Imagem
Olá amantes de cactos e suculentas! Hoje vou apresentar outro exemplar de cacto, em forma de barril e espinhos longos e grossos, radiais de cor amarela ou branca - que é o caso deste. É um espécime juvenil da espécie Echinocactus Grusonii . De crescimento lento e rega pontual, este pequeno cacto, gosta de luz directa desde que não esteja exposto a altas temperaturas. Caso contrário, pode ser colocada num local com luz indirecta. Convém manuseá-lo com luvas de couro. A fluorescência pode surgir na primavera.

Dracaena Sanderiana ou Bambu da Sorte

Imagem
Olá a todos! Hoje vou partilhar informações sobre uma planta fácil de ter em casa e sem cuidados especiais! Tenho mais de 6 desta planta em casa. São plantas com raízes aquáticas, ou seja necessitam de água e não de substrato. Dão-se muito bem com seixos nos jarros ou vasos, dentro da água. Devem receber luz indirecta e não se adaptam bem à sombra pois as folhas ficam amarelas. Os "filhotes" que nascem ao longo do caule podem ser propagados, logo que atinjam um determinado comprimento. A faca de corte deve ser desinfectada antes de ser realizado o corte. retiram-se as folhas na base da estaca e mergulha-se em água. Assim criaram raízes ao fim de umas semanas, crescendo livremente! É recomendável sempre trocar a água da planta (uma vez por semana), mantendo-a fresca, limpa e à temperatura ambiente. Todos os dias é preciso ficar de olho no nível de água. Notas interessantes: Também conhecido como dracaena-fita, o bambu da sorte é um arbusto de textura semi-herbáce

Euphorbia Milii - Coroa de Cristo

Imagem
Olá a todos! Hoje trago um novo exemplar. Comprei-a há 3 dias e ainda a estou a "estudar"! Já possuo outro exemplar de Euphorbia , mas já andava atrás da milii, há algum tempo. A Coroa de Cristo é  é  um arbusto espinhoso originário de Madagascar muito difundido no Brasil, onde é utilizado como planta ornamental e como protecção em cercas vivas. Quando a adquiri, reparei nos espinhos grossos e pensei logo em como iria tocar ou transplantá-la sem me magoar. So far so good ... Nada de mal aconteceu. Contudo fui alertada para o latex caústico que esta planta liberta e qe pode queimar a pele. Ao pesquisar sobre o assunto, percebi que se deve manuseá-la usando luvas de couro. Essa planta pertencente ao género Euphorbia consiste em um arbusto perene de até 2 metros de altura, bastante ramificado, com longos ramos contorcidos, providos de numerosos espinhos afiados em forma de agulhas, medindo cerca de 3 centímetros de comprimento. Seu nome é uma homenagem ao Barão Pierre

Tomilho (Thymus Vulgaris) & Tomilho Limão (Thymus x citriodorus)

Imagem
Olá. Tenho dois exemplares, neste momento, de tomilho. O vulgar e o híbrido e apresentam folhas pequenas, verdes ou verde-amarelas, dependendo da variedade. São inconfundíveis, devido ao cheiro fresco! Eu cultivo-os na varanda mas são resistentes no interior, se estiverem num local arejado e com bastante luz. Aguentam-se bem em vasos pequenos ou floreiras. Necessitam que o solo esteja bem regado, contudo, não encharcado! Atingem uma altura de 25-30 cm e um diâmetro até 60 cm, é um arbusto perene, semi-lenhoso, apresentando pequenas flores brancas ou ligeiramente rosadas, que aparecem durante o Verão.As folhas são utilizadas para condimentar pratos de peixe, aves e saladas. Podem ser secas e misturadas com outras plantas em poutpourri . É uma planta muito popular em culinária, exalando um forte aroma a limão, razão pela qual é cultivado em todo o mundo. Torna-se sensível ao oídio e a podridão nas raízes, quando ocorrem excessos de água na rega, evitar regar nas horas de maior ca

Alumínio - Pilea cadierei

Imagem
Olá! Hoje apresento a planta Alumínio! Da família Urticaceae. Adquiriu este nome devido à cor das folhas, esverdeadas e com manchas brancas metalizadas. É uma planta herbácea perene, muito ramificada e de crescimento rápido. As folhas são pequenas e com forma oval. Não toleram frio. No verão podemos colocá-la no terraço ou varanda a meia sombra, no inverno convém resguardá-la no interior ou num local protegido do frio. É uma planta usada para ornamentar e combina bem com Coléus, Samambaias e Ficus Pumilla. Não necessita de rega constante no inverno e no verão deverá ser moderada a irrigação.

Calluna Vulgaris

Imagem
Olá a todos! Hoje trago dois exemplares de Calluna Vulgaris. É muito parecida com a planta Erica, e são da família Ericaceae. São plantas com porte subarbusto ou arbusto baixo ramificado semelhantes a urze campestre. Podemos encontrar em matos com solos ácidos localizados em depressões húmidas. Prefere exposição solar total, mas tolera alguma sombra. Sobrevive em solos algo secos, mas não suporta seca prolongada. As plantas conseguem regenerar após incêndios. As flores, ricas em néctar atraem abelhas, moscas, borboletas nocturnas e diurnas. Tolera alguma poda. As folhas são oposto-cruzadas, +/- pubescentes, sésseis, até 3,5 mm, com duas pequenas aurículas na base. A floração é estival ou outonal. É necessário realizar poda quando as flores ficam muito secas. Dão-se muito bem em canteiros num terraço ou varanda e são muito ornamentais.

Kalanchoe Arborescens - Flor da Fortuna

Imagem
Olá amantes de Suculentas. Trago outro exemplar: A Kalanchoe! Nativa de Madagáscar. Tenho duas Kanlanchoe Arborescens , distinguem-se das outras kalanchoe pelo botão de flor que é muito pequeno. As folhas da planta, são ovais e suculentas. Não necessitam de rega constante mas também não resistem a tempo de seca. Gostam de luz mas não directa. O solo pode ser rico em matéria orgânica. Eu utilizo substrato para cactos. São susceptíveis a pragas, pelo que necessitam de cuidado e atenção redobrada. Caso as flores sequem, convém realizar a poda para que a planta não desperdice energia com parte morta. De resto, são óptimas para se ter dentro de casa! Eu recomendo!

Tree House Leek - Aeonium

Imagem
Olá a todos!! Hoje vou falar desta suculenta que tanto me desafiou. Mantive-a durante ano e meio mas devido à praga de Conchonilhas , não sobreviveu. Contudo, consegui apreciar e aprender com ela! O seu nome Aeonium deriva do grego aionos que significa que nunca envelhece ou tempo indefinido. À parte esta explicação, é uma suculenta que necessita de pouca água, e gosta de luz directa desde que não esteja sujeita a temperaturas elevadas. Neste caso, observa-se flor mãe, que vemos na fotografia, e os seus filhos, (flores mais pequenas). Podemos propagar as crias de Aeonium , sempre que a mãe adoece ou surge florescência. É uma planta que morre assim que surge a florescência por isso a continuidade através da propagação das mais pequenas. No inverno a planta adquire um tom esverdeado e no verão, adquire o tom castanho. Estou neste momento à procura de outro exemplar!

Maranta Cinza - Ctenanthe Setosa

Imagem
Olá a todos! Hoje vou partilhar informações sobre esta linda planta, que infelizmente já não possuo! A Maranta Cinza, possui uma folhagem vistosa e listada na parte frontal e é roxa na parte posterior. Quando a planta se encontra bem de saúde, as suas folhas fecham-se ao anoitecer, emitindo um som característico e abrem-se de dia para aproveitar a luz! Conseguimos ver as suas folhas mexerem-se o que a torna ainda mais interessante! É uma planta de estrutura rizomática, os caules são peludos e semelhantes às Begónias. Preferem luz difusa ou meia sombra, podem estar num terraço ou varanda no meio de outras plantas que prefiram sombra. Podem ser cultivadas em vasos no interior. Não necessitam de rega constante e são muito resistentes!

Begónia Rex

Imagem
Olá a todos! Hoje vou partilhar uma das minhas paixões: Begónia Rex! Não é que não seja apaixonada por outras plantas, mas esta é especial! São plantas rizomáticas, cuja folhagem é muito vistosa, como podem verificar pelas fotografias! As florescência ocorre na altura da primavera e são muito pequenas, mas igualmente lindas! Necessitam estar no interior ou em espaço protegido pelo vento, chuva, etc. Gostam de muita luz mas não pode ser directa, sob risco de queimar as suas folhas! O solo pode ser bem regado mas não encharcado. Temperatura adequada: 20º no máximo. A propagação pode ser feita, separando os rizomas, (raízes), mergulhar em água durante uns dias para criarem raízes. Depois pode ser plantado em solo orgânico. Digam lá, é uma belezura, não é?