Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2018

Opuntia Ficus Indica

Imagem
Olá amantes de cactos! Este é um cacto suculento, ramificado, de porte arbustivo, com altura entre 1,5–3 m, ramos suculentos e achatados, de coloração verde-acinzentada, mais compridos (30–60 cm) do que largos (6–15 cm), variando entre: densamente espinhosos até desprovidos de espinhos. As folhas são excepcionalmente pequenas, decíduas precoces. As flores são amarelo, branco ou laranja brilhantes, vistosas. Coloquei o meu no interior, a rega deve ser esporádica e ficam bem em arranjos com outras plantas da mesma espécie. Não carecem de luz indirecta, ficando bem na sombra.

Lithops Olivacea

Imagem
Esta é outra espécie de Lithops . Suculentas que absorvem muita água, pelo que deve ser tida em conta a rega esporádica. Por exemplo, Lithops Olivacea , que é mais vermelho-castanho, verde-castanho na aparência em seus locais no oeste, torna-se mais amarelo na estação seca e mais vermelho-purpúreo-cinza-cinzento mais ao norte.  Usei esta espécie para fazer um arranjo com outras suculentas. A luz deve ser indirecta. E estão colocadas no interior.

Jacinto - Hyacinthus orientalis

Imagem
O Jacinto é um planta bulbosa e ornamental com uma floração que ocorre na primavera. Eu adquiri o bolbo há um mês e neste período de tempo floresceu, o que me deixou bastante agradada! Os o bolbo é arroxeado mas sei que existem brancos, também. As folhas são espessas, brilhantes e longas e surgem em numero de quatro a seis na primavera. A inflorescência é erecta e simples, de formato cilíndrico, com numerosas flores simples ou dobradas, duráveis e muito perfumadas, de cor rosa, azul, branca, vermelha, laranja ou amarela. Há mais de 60 variedades disponíveis. Os Jacintos são plantas que exigem um manejo cuidadoso e um período correto de frio, assim como as Tulipas e Narcisos. Por norma devem ser plantados no outono, para que os bolbos permaneçam durante o inverno em solo fresco e frio, para somente então despontar as primeiras folhas e a haste floral na primavera. Após a floração, procede-se o corte da haste floral e aguarda-se as folhas amarelecerem para que possamos remover os

Lithops

Imagem
Olá amantes de suculentas! As plantas pertencentes a este género, frequentemente são chamadas “Pedras Vivas” ou "Plantas Pedra", são originárias de zonas desérticas do sul da África. Trata-se de uma suculenta anã quase sem caule, já que este, encontra-se abaixo da superfície da terra. Formam grupos de duas folhas acopladas, e divididas só por uma fissura de onde aparecem as flores. Cada par de folhas forma o corpo de uma planta, que tem uma forma cónica invertida. Da fissura ou fenda entre as duas folhas brotam, no período vegetativo, as novas folhas, enquanto as velhas se abrem e murcham. As espécies de Lithops diferem nas suas cores, que podem ser extremamente variadas: do verde ao esbranquiçado, ao violáceo e ao rosa; além disso, podem estar manchadas, estriadas ou pontuadas. São plantas que não resistem bem ao calor, já tive 2 e não aguentaram, estar dentro de casa. Necessitam de luz solar indirecta ou bastante claridade e temperaturas não inferiores a 10°C. Porém,

Ficus Pumila

Imagem
Olá! Hoje vou falar de uma planta trepadeira: ficus pumila ou "unha de gato". É uma planta arbustiva trepadeira de folhas verdes em ramos com raízes adventícias que se prendem a muros e paredes. Não há como medir sua dimensão, pois é muito ramificada. A minha está muito maior, hoje, do que nesta imagem.  As suas folhas são verdes com borda esbranquiçada. A sua propagação é célere, basta que consigamos enterrar os seus ramos sem folhas, debaixo do solo, rapidamente nascerão outros raminhos. Não carece de muita água, suporta bem o frio no inverno e não é susceptível a pragas! Não necessita de adubo. Esta planta é muito procurada para paisagismo de espaços sustentáveis, pois recobre muros, contribuindo para uma menor irradiação de calor nos dias quentes, diminuindo a incidência de ilhas de calor sufocante nas grandes cidades. Pode ficar a meia sombra que é o ideal.

Austrocylindropuntia subulata

Imagem
Olá a todos! Trago hoje, um exemplar de subulata - é um cacto cilíndrico na forma de dedo, com espinhos e flores. É uma planta de interior, requere luz indirecta e rega pontual no inverno e no verão. Utilizei substrato para cactos e suculentas e argila na base do vaso. O ideal é a utilização de vasos drenantes. É conhecida por ser Christmas Tree Catus .

Rosa

Imagem
Olá amantes de rosas! Para além de ser a planta mais famosa e mais desejada em qualquer altura do ano, posso aproveitar para dizer que adequam-se a vários tipos de ambiente desde que não lhes falte água, iluminação e carinho! São muito fáceis de cuidar: - Aconselho a usarem vasos ou floreiras bem drenadas, bom substrato e controlo de pragas! - Boa exposição solar em varandas, terraços ou mesmo no interior, se forem de pequeno porte. A rosa gosta de água mas não de sol muito encharcado. Tolera bem o frio no inverno e adora que as folhas sejam borrifadas com água no verão. São muito propensas a ataques de pragas no verão, eu utilizo potássio líquido para combater conchonilhas e pulgões.

Delphinium Staphisagria

Imagem
Olá! Comprei as sementes desta planta que cresceu em poucos meses. Contudo não ficou muito grande (10 cm de comprimento). Adora ambientes sombreados e frescos, com luz indirecta e necessita de rega constante. É uma planta herbácea anual com caule erecto. As folhas são grandes e palmeadas com 5-9 lóbulos profundos. Floresce no verão, sendo características as suas flores azuis que aparecem agrupadas em cachos terminais flácidos. A corola tem cinco pétalas de cor branca com tons azulados. Os frutos são cápsulas que contêm sementes.  Uma curiosidade sobre a planta: nas suas sementes encontram-se uns alcaloides, dos quais destaca-se delfinina, de sabor amargo que leva à morte por asfixia. Trata-se, portanto, de uma planta tóxica! O solo tem de ser fértil e bem drenado, plantar directamente no lugar definitivo, ela não gosta de ser transplantada, para espécies altas colocar estacas.