Como identificar pragas de jardim e tratar as suas plantas!

Olá!
Eu sei que o tema não é muito agradável mas vocês sabem que é muito útil!
Eu já tive algumas pragas que atacaram as plantas de exterior, por qualquer razão, as do interior estão mais protegidas.
A maior parte surge ou ataca da Primavera e prolonga-se até ao Verão, sendo muito mais complicado a sua defesa, em dias mais quentes!
Poderia sugerir que movessem as plantas para o interior, caso estejam em vasos mas o facto é que outros problemas surgem quando as plantas são mudadas de local, ainda por cima "doentes". O ideal é que as afastem das plantas que estão saudáveis para não contaminar. Criem um espaço isolado enquanto dura o tratamento.

Pulgões
Podem ser pretos, cantanhos, cinzas e até verdes. Alojam-se nas folhas mais tenras, brotos e caules, sugando a seiva e deixando as folhas amareladas e enrugadas. Em grande quantidade podem debilitar demais a planta e até transmitir doenças perigosas. Os pulgões costumam atacar, principalmente, as plantas de hastes e folhas macias. Podem aparecer em qualquer época do ano, mas os períodos mais propícios são a primavera, o verão e o início do outono. Precisam ser controlados logo que notados, pois multiplicam-se com rapidez. Segregam um melaço que atrai as formigas. Podem transmitir diversas viroses. Quando virem formigas, procurem a planta que possui o melaço que as atrai.
Dicas para tratar: Algodão embebido em álcool e água, limpar semanalmente.

  1. Melaço

Substância melosa que se encontra na parte posterior ou traseira da folha. Deve ser limpo diariamente com produtos próprios.

Conchonilhas
 São insectos minúsculos de cor branca, que alojam-se principalmente na parte inferior das folhas e nas fendas. Além de sugar a seiva da planta, as conchonilhas liberam uma substância pegajosa que facilita o ataque de fungos, em especial, o fungo fuliginoso. Dá para perceber sua presença quando as folhas apresentam uma crosta com consistência de cera. Algumas conchonilhas apresentam uma espécie de carapaça dura, que impede a acção de insecticidas em spray. Neste caso, produtos à base de óleo de coco, costumam dar melhores resultados, pois formam uma "capa" sobre a carapaça, impedindo a respiração do insecto. A calda de fumo costuma dar bons resultados também. Outra solução é ir inspeccionando a planta e com uma pinça ir removendo uma a uma, caso sejam poucas.

Moscas Brancas
São insectos pequenos e, como diz o nome, de coloração branca. Não é difícil a notar a sua presença - ao esbarrar numa planta infestada por moscas brancas, dá para ver uma pequena "nuvem" de minúsculos insectos brancos que levantam voo e depois pousam na planta novamente. Costumam localizar-se na parte inferior das folhas, onde liberam um líquido pegajoso que deixa a folhagem viscosa e favorece o ataque de fungos. Alimentam-se da seiva da planta. As larvas deste insecto, praticamente imperceptíveis, também alojam-se na parte inferior das folhas e, em pouco tempo, causam grande infestação.
Eu utilizo uma mistura de água, vinagre e sabão azul e branco, borrifando dobre as folhas e por norma afugentam. Deve ser aplicado regularmente durante a época crítica!

Formigas
Atacam as folhas da planta levando-as para o formigueiro. Deve ser combatido com produtos próprios para este insecto mas por norma são atraídas por algum ser vivo morto ou alimento, etc. Convém limpar o local primeiro. Podem ser usadas sementes de sésamo que tratam a planta a ser atacada e afugentam as formigas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hypoestes phyllostachya

Tillandsia Cyanea

Tomilho (Thymus Vulgaris) & Tomilho Limão (Thymus x citriodorus)