Sardinheira Pelargonium
Olá amantes de flores!
Hoje vou partilhar informações sobre esta linda planta ornamental: a Sardinheira, muito usada em varandas, bordaduras, terraços e afins!
É muito susceptível a insectos que atacam os caules e folhas, convém proteger a planta contra esta praga. Eu utilizo potássio, não só protege a planta como serve de adubo.
As Sardinheiras são plantas perenes mas não resistem ao frio e à geada, pelo que em regiões de temperatura extrema devem ser recolhidas para um local protegido no Inverno. Em geral dá-se melhor com verões quentes e secos e noites frescas, mas em Portugal encontra-se uma grande variedade em quase todas as regiões. Eu acabei por podar as folhas e flores secas no outono, neste momento, estamos no inverno e já vejo novas folhas rebentarem!
A Sardinheira não suporta humidade excessiva nas raízes e ajuda colocar uma base de argila expandida na base do substrato.
A maior parte das espécies dá-se bem com sol aberto ou com sombra parcial, pois gosta de muita luminosidade, mas nunca com o sol directo e muito quente dos meses de Julho e Agosto, que pode queimar as folhas mais jovens.
Dependendo da espécie a Sardinheira pode ser utilizada em cestos pendentes, em floreiras, em vasos pendurados nas janelas e em paredes ou em canteiros no jardim. Se pretender ter vários pés no mesmo contentor, prefira um conjunto da mesma cor e espécie ou pelo menos de tons que no conjunto sejam harmoniosos.
Comentários
Enviar um comentário