Orquidea Cymbidium (terrestre)

Olá amantes de Orquídeas!
As Cymbidium são plantas bulbosas, daí ser terrestre, de vários tamanhos de onde surgem folhas erectas e finas e com um veio que dobra a folha ao meio. Esta planta armazena bem a água o que a torna muito resistente no verão e no inverno, onde a rega tem de ser pontual.
As folhas têm uma duração até 4 anos e depois disso caem, deixando apenas as raízes e bolbos - estes, se estiverem robustos são úteis à planta como reserva de água e nutrientes. Não devem ser arrancados. As raízes dos Cymbidium são grossas e muito absorventes. Sendo epífitas ou semi-terrestres, as raízes servem para captar a água e nutrientes e também para fixar a planta no local onde vive, um ramo, um tronco, uma rocha ou no solo, junto às raízes das árvores.

Estas orquídeas gostam de temperaturas temperadas, idealmente entre os 14 e os 28 graus mas sobrevivem facilmente a temperaturas mais baixas desde que protegidas da chuva e geada e temperaturas mais altas, num local sombreado e com boa circulação de ar. 
Gostam de boa luz mas filtrada, sem sol directo nas horas de mais calor e gostam de vasos pequenos e altos. 
Preferem estar apertadas num vaso do que num grande espaço. 
O substrato deverá ser bastante poroso, uma mistura de casca de pinheiro e fibra de coco. 
Existem no mercado terras para orquídeas já preparadas mas muitas vezes temos que acrescentar mais casca de pinheiro. O substrato deve proporcionar uma boa drenagem para evitar acumulação de água nas raízes que pode causar o apodrecimento da planta.
As regas poderão ser semanais, convém não manter as raízes sempre molhadas para as deixarmos respirar. 
No Outono, na base dos bolbos, começam a aparecer as hastes florais que podem crescer na vertical ou cair em cachos de flores pendentes. Cada haste pode ter várias flores, dependendo da espécie, e as flores têm a anatomia típica das orquídeas, três sépalas, duas pétalas e um labelo.
As Cymbidium são as orquídeas preferidas dos portugueses porque se podem cultivar facilmente no exterior, num jardim ou numa varanda. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hypoestes phyllostachya

Tillandsia Cyanea

Tomilho (Thymus Vulgaris) & Tomilho Limão (Thymus x citriodorus)