Carmona Retusa - Fukien Tea Tree


Carmona Retusa, conhecida vulgarmente como carmona, chá de Filipinas, chá de Fukien, é uma espécie de arbusto da família Boraginaceae.

Oriundo do sudeste Asiático e Austrália, o arbusto é uma espécie altamente valorizada como bonsais por causa de sua resistência, folhas pequenas e numerosas flores brancas, sendo também usado na medicina tradicional filipina. Em pouco tempo, ocorreram diversas descobertas médicas significativas em relação aos produtos químicos presentes na espécie.
Carmona Retusa é uma espécie muito comum para bonsai devido à facilidade de cultivo.
A temperatura deve oscilar entre 15 °C e 20 °C, tornando-se uma boa planta de interior. Ela não deve receber directamente a luz solar. A irrigação deve ser frequente, mas não excessiva, pois a espécie não resiste, resultando na podridão das raízes, que é visível pelo amarelecimento das pontas das folhas. Por outro lado, a falta de irrigação é a principal causa da morte da planta. Deve ser transplantada a cada dois ou três anos, eliminando a maior parte da argila no processo.

A poda é feita no início da primavera, reduzindo os ramos para duas ou três folhas e eliminando os rebentos que aparecem no tronco e nos ramos. Não suporta a fiação, pois seus ramos são muito frágeis e podem ser antiestético devido à aparência de rugas A planta é resistente a agentes patogénicos, embora possa ser atacada por pulgões e insectos-escamas.

A espécie é usada para formar coberturas se for bem podada.  Nas Filipinas, suas folhas são infundidas com fins medicinais para tratar tosse, cólica, diarreia e disenteria, sendo facilmente encontradas em estabelecimentos alimentícios na forma de comprimidos e saquetas de chá.

É conhecida, também, por Fukien Tea Tree.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hypoestes phyllostachya

Tillandsia Cyanea

Tomilho (Thymus Vulgaris) & Tomilho Limão (Thymus x citriodorus)